7 alternativas para ventilador de teto

7 Alternativas para Ventilador de Teto

Os ventiladores de teto podem manter seu quarto fresco durante o verão, sem causar um aumento significativo na conta de luz. É também uma ótima maneira de enfeitar sua sala de jantar ou de estar, especialmente se você instalar uma que tenha uma luminária integrada.

Mas nem todo lar pode ter ventiladores de teto. Por um lado, se sua casa tem um teto baixo, instalar um ventilador de teto pode representar um risco à segurança. Alguns proprietários acham os ventiladores de teto uma distração. Outros acham os ventiladores de teto difíceis de limpar.

Se você não está inclinado a ter um ventilador de teto em seu quarto, mas deseja mantê-lo fresco, especialmente com o verão chegando, continue lendo para saber mais sobre suas alternativas.

Ar condicionado

ar condicionado

Se você quiser deixar seu quarto fresco mesmo durante os dias mais quentes do verão, você deve instalar um ar-condicionado.

O termo ‘ar condicionado’ refere-se a qualquer sistema projetado para controlar a temperatura e a umidade do ambiente. Pode ser canalizado ou sem duto. Um sistema de dutos tem uma maior distribuição de ar frio vindo de um local central. Por outro lado, um sistema sem dutos tem pequenas unidades que estão espalhadas por toda a sala.

Se o orçamento não for um problema, um sistema canalizado pode resfriar sua casa inteira melhor do que ventiladores de teto. Mas se você tem um orçamento limitado, pode optar por um sistema de ar sem dutos, como um ar condicionado do tipo janela, que pode resfriar seu quarto.

Obviamente, a maior desvantagem de ter um ar condicionado instalado em sua casa é o custo associado. Você não terá apenas que pagar uma quantia substancial pelo produto e instalação, mas também terá que pagar mais pelo consumo de energia.

Ventiladores de torre

Ventiladores de torre

Se o teto da sua sala for um pouco baixo e você tiver espaço limitado, então ter um ventilador em torre é a opção mais prática. Como o nome sugere, um ventilador em torre é um ventilador elétrico alto que é fino o suficiente para ser colocado no canto de uma sala. Não ocupará muito espaço em uma sala, o que o torna ideal para uso em condomínios, apartamentos e quartos pequenos.

Existem outras vantagens de usar um ventilador em torre em sua sala. Por um lado, ele vem em vários estilos e designs para que você possa escolher um que se adapte ao seu gosto. Também é bastante acessível. Em termos de conveniência, a maioria dos modelos de ventoinhas em torre vem com controladores remotos que permitem ajustar as configurações de velocidade de qualquer ponto da sala.

Ventiladores de torre também são ideais se você tiver filhos pequenos. As pás do ventilador são protegidas, o que significa que crianças pequenas não conseguirão colocar os dedos no ventilador. E por causa de seu tamanho, um ventilador em torre pode caber facilmente em áreas apertadas de sua casa.

Você pode estar particularmente interessado em um ventilador de torre sem lâmina. Como você pode deduzir pelo nome, trata-se de um tipo de ventilador em torre sem lâmina. Ele fornece um fluxo de ar mais suave e, mais importante, opera em um nível mais silencioso do que um ventilador de torre com pás. Ele também vem com recursos como ionização. Eficiente em termos de energia e fácil de limpar, um ventilador em torre sem pás, embora não seja barato.

Claro, os ventiladores de torre têm sua cota de desvantagens. Pode ser mais alto do que outros tipos de ventiladores elétricos, como o ventilador de pedestal. E não chega nem perto do efeito de resfriamento de um ar condicionado em qualquer sala, independentemente de seu tamanho. Mas a vantagem é que você pode obter contas de eletricidade mais baixas se optar por um ventilador de torre em vez de um ar condicionado.

Ventilador de Pedestal

Ventilador de Pedestal

Um ventilador de pedestal é semelhante a um ventilador de torre em termos de altura. Como o ventilador de torre, um ventilador de pedestal é alto. No entanto, é um pouco maior do que um ventilador de torre e pode ocupar um espaço significativo em uma sala. Existem várias vantagens de usar um ventilador de pedestal que podem encorajá-lo a considerá-lo como uma alternativa aos ventiladores de teto.

Por um lado, você pode controlar o fluxo de ar e a direção em que está indo com um ventilador de pedestal. Você pode inclinar a cabeça para cima e para baixo ou de um lado para o outro. Você pode até mesmo fazer com que a ventoinha do pedestal sopre ar frio diretamente em você, se a mantiver estável.

Além disso, você também pode ajustar as configurações de velocidade do ventilador. Isso significa que você pode controlar a quantidade de ar que circula na sala. Se os membros da sua família ou convidados ficarem com frio, você pode diminuir a velocidade do ventilador ou fazer com que ele sopre em outra área.

Existem também desvantagens em usar um ventilador de pedestal em sua casa. Pode ser desagradável devido ao seu tamanho. E como é um pouco maior do que um ventilador em torre, um ventilador de pedestal pode ocupar um espaço precioso em sua sala. Isso o torna uma escolha ruim para quartos pequenos.

Um ventilador de pedestal pode não ser capaz de baixar a temperatura em uma sala de estar, especialmente durante o verão, da mesma forma que um ar condicionado ou mesmo um ventilador de teto. Ele praticamente move o ar em seu espaço, mas não dissipa o ar quente. Portanto, o ar que circula ainda pode estar quente, especialmente durante um dia quente de verão.

Ventilador de caixa

Box Fans

Você está procurando uma substituição de ventilador de teto portátil? Um ventilador de caixa deve estar no topo da sua lista. Este ventilador leve pode ser movido de uma sala para outra parte da sua casa. Também é versátil o suficiente para ser usado como um ventilador de janela, trazendo o ar fresco ou empurrando o ar quente para fora do ambiente.

Este ventilador portátil e leve é ​​colocado dentro de um gabinete. A face do gabinete normalmente tem uma grade de aço permitindo que o ar entre e através do ventilador. Voltando ao leque de caixas, ele pode assumir várias formas, como quadrado, retângulo, oblongo ou círculo.

Comparado com um ventilador de teto, um ventilador de caixa é muito mais barato por causa de sua mecânica relativamente simples. Também não há necessidade de instalar um ventilador de caixa, ao contrário de um ventilador de teto. Também é fácil de consertar caso algo dê errado.

Você também pode ter que considerar as desvantagens de usar um ventilador de caixa como uma alternativa para um ventilador de teto. Um ventilador de caixa pode ser portátil, mas não é tão eficaz quanto um ventilador de teto no resfriamento de uma sala. Isso é particularmente verdadeiro se você for usá-lo em uma sala maior, como uma sala de jantar. Além disso, como o ventilador não oscila, você não conseguirá resfriar toda a sala com um ventilador de caixa.

Ventilador de mesa

Ventilador de mesa

O ventilador de mesa compartilha algumas semelhanças com o ventilador de caixa. É compacto e portátil que pode ser colocado em qualquer lugar que desejar. É uma ventoinha de pequeno a médio porte projetada para resfriar um espaço ou pessoa próxima. Também é uma alternativa barata e eficiente em termos de energia para um ventilador de teto.

Ao contrário de um ventilador de teto, um ventilador de mesa é fácil de usar no sentido de que não há necessidade de instalá-lo. Você pode colocá-lo onde quiser devido ao seu tamanho compacto. Geralmente vem com uma base portátil e um cabo que você pode conectar a uma tomada. Devido à sua portabilidade, um ventilador de mesa pode ser usado em outras partes da casa, como quarto, pátio ou terraço.

A maioria dos ventiladores de mesa também vem com um controle remoto que permite ajustar a velocidade do ventilador facilmente. Você também pode usar o controle remoto para ligar e desligar o ventilador de mesa, bem como alterar sua oscilação.

Um ventilador de mesa também pode facilitar a distribuição igualitária do ar. Pode manter o seu ambiente mais fresco devido a este atributo. 

Esta alternativa de ventilador de teto também é econômica. Comparado com um ventilador de teto, um ventilador de mesa custa menos. Ele também consome uma quantidade mínima de energia, em torno de 50 a 100 watts. Compare isso com os 900 watts de potência exigidos por um ar condicionado e você pode imaginar quanta economia pode gerar se e quando optar por um ventilador de mesa.

Apesar de todos esses pontos positivos, o uso de ventiladores de mesa também tem suas desvantagens. Os ventiladores de mesa têm lâminas girando em alta velocidade. Enquanto as lâminas estão presas dentro de uma caixa, ainda há espaço para as crianças inserirem os dedos dentro. Você pode querer pensar duas vezes antes de usar um ventilador de mesa se ainda tiver filhos pequenos em sua família.

Outro problema com o uso de um ventilador de mesa é que pode ser muito difícil limpá-lo. Você primeiro precisa abrir a gaiola para alcançar as lâminas. Só então você pode limpar as lâminas com um pano. Basta dizer que manter um ventilador de mesa não é tão fácil.

Resfriadores a vapor

Resfriadores a vapor

Um resfriador a vapor é um dispositivo que resfria uma sala por meio da evaporação da água. Ele utiliza um ventilador para puxar o ar para fora da sala e, em seguida, adiciona umidade à sala para um efeito de resfriamento perceptível. Isso também se traduz em uma qualidade do ar melhor ou mais saudável.

Esta alternativa a um ventilador de teto é recomendada se você mora em uma área com clima quente e seco. Pode ajudar a reduzir as temperaturas em sua sala. É também uma alternativa mais econômica e eficiente em termos de energia para aparelhos ar condicionado.

Você também pode escolher entre vários modelos ou estilos de resfriadores a vapor. Algumas unidades também vêm em três opções de operação – um resfriador a vapor, um umidificador e um ventilador. No entanto, você pode ter que se preparar para a possibilidade de substituir o filtro entre um e dois anos. Ainda assim, não há como negar que um cooler a vapor é uma excelente alternativa de refrigeração para um ventilador de teto.

Ventiladores montados na parede

Ventiladores montados na parede

Semelhante a um ventilador de torre, um ventilador montado na parede pode ser uma boa alternativa para um ventilador de teto. Isso funcionaria bem se você tiver um teto baixo. Uma vantagem de um ventilador de parede é que geralmente vem com uma função oscilante, algo que um ventilador de teto tradicional não tem.

Como o nome sugere, um ventilador montado na parede é afixado na parede. Geralmente é colocado ao nível dos olhos. O posicionamento garante que ele fique a uma distância segura de animais de estimação e crianças pequenas. As configurações de velocidade podem ser ajustadas usando um dial na unidade, um controle remoto ou um cabo pendurado.

Embora um ventilador montado na parede requeira instalação muito parecido com um ventilador de teto, não é tão complexo quanto instalar um ventilador de teto. Um ventilador de parede também é ideal para uso ao ar livre, como em um pátio coberto ou varanda. Também é comum que os ventiladores montados na parede tenham um recurso de nebulização para ajudar a reduzir a temperatura do ar externo.

Conclusão

Instalar um ventilador de teto é uma ótima maneira de melhorar a aparência da sua sala de estar ou de jantar e, mais importante, diminuir a temperatura. Mas, nos casos em que a instalação de um ventilador de teto não for viável, existem outras alternativas para ventiladores de teto que você pode considerar.

Ventiladores de torre e pedestal são excelentes alternativas para ventiladores de teto se você estiver com orçamento limitado. Você também pode considerar o uso de um ventilador de caixa, de parede ou de mesa. Mas se você pode pagar por isso, por que não instala um refrigerador evaporativo ou, melhor ainda, um aparelho de ar condicionado em seu quarto? Como você percebeu, existem outras maneiras de resfriar sua sala sem instalar um ventilador no teto.